Nossos links

terça-feira, 26 de março de 2013

Reino de Deus ou Império do Pastor?


A revista Cristianismo Hoje de fevereiro/março de 2013 publicou uma matéria com o título “Prosperidade Total”. A matéria traz o ranking dos “pastores” mais ricos do Brasil, segundo o levantamento da revista Forbes Brasil. Segundo a revista, os cinco “pastores” mais ricos são os seguintes:

POSIÇÃO

NOME

IGREJA
PATRIMÔNIO ESTIMADO (EM DÓLARES)


Edir Macedo
Igreja Universal do Reino de Deus

U$ 950 milhões


Valdemiro Santiago
Igreja Mundial do Poder de Deus

U$ 220 milhões


Silas Malafaia
Igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo

U$ 150 milhões


R. R. Soares
Igreja Internacional da Graça de Deus

U$ 125 milhões

Estevan e Sônia Hernandes

Renascer em Cristo

U$ 65 milhões

                Eu creio em um Deus Eterno e Todo Poderoso. Eu creio que tudo o que existe pertence a Deus. Eu creio que Deus nos ama e que tem prazer em nos abençoar. Eu acredito que pastores, missionários e obreiros devem ser tratados pela Igreja de Cristo com respeito e dignidade, devendo ela proporcionar ao pastor e a sua família uma vida digna. 
                Eu acredito que o único pastor que é dono da Igreja é o Pastor e Bispo das nossas almas, Cristo (1Pedro 2.25). Nenhum outro pastor além de Cristo deve pensar que é dono da Igreja, pois a Igreja não é uma mera instituição ou um lugar, mas a Comunhão do Corpo de Cristo, formado pelos filhos e filhas de Deus em Cristo espalhados por toda a terra. Acredito também que, mesmo quando o assunto sejam as instituições que chamamos igrejas (as com CNPJ), igualmente pastor algum, seja o “fundador”,  o “Bispo”, “Apóstolo”, “Missionário”, “Profeta”, ou seja lá o nome que você quiser dar, enfim, pastor algum tem o direito de se apropriar do patrimônio da igreja como se fosse patrimônio próprio.
Alguns pastores milionários são “mais espertos”  e afirmam que não recebem da igreja, etc. etc. etc. Mas estes mesmos aparecem nos meios de comunicação (TV, internet, rádio, etc.) chamando algum pastor “laranja” (geralmente algum televangelista filho do “Tio Sam”) que afirma mais ou menos o seguinte: “deposita mil reais na conta corrente do pastor Fulano de Tal como uma ‘semente de fé’, e você será um dos ‘campeões da fé’”; ou: “quer se livrar do aluguel? Então deposita o valor de um mês de aluguel na conta do pastor Fulano de Tal, e seus problemas com aluguel acabaram”. É uma tragédia! Eu chamo essas mensagens de “Evangelho das Organizações Tabajara”:  - “Faça isso (dê dinheiro prá nós) e seus problemas acabaram!” (Aqui, “Organizações Tabajara” é uma referencia ao quadro do programa de humor).
No passado eu considerava curioso a escolha da palavra "Reino" para expressar a realidade do governo de Deus, ao invés da palavra “Império”. É curioso, pois o Novo Testamento foi escrito na época do Império Romano. Além disso, império é maior que reino, já que um império pode ter vários reinos sob o seu domínio. Império é uma palavra universal, mundial, internacional. Reino parece ser uma realidade mais local. Afinal, por que a Bíblia escolheu a palavra “Reino” para expressar o governo de Deus? Eu creio que a razão seja simples: o Reino de Deus não reconhece outro reino! Para você ter um império é necessário a existência de vários reinos. E esta é a grandeza do Reino de Deus: é o não reconhecimento de nenhum outro reinado! É o não reconhecimento inclusive do Império Romano, ou qualquer outro reino, império ou soberania alheio ao reinado do próprio Deus! Não é maravilhoso?
Pois bem, algumas igrejas (instituições) tem nomes com característica de império (Universal, Internacional, Mundial...). E, de fato, várias delas tem edificado alguns impérios (empresariais, imobiliários, financeiros), que, infelizmente, não tem muito a ver com o Reino de Deus. Algumas outras igrejas (instituições) não tem nomes com característica de império, mas nem por isso deixam de edificar pequenos impérios para seus proprietários.
EU TENHO MUITA VERGONHA. Fico com muita vergonha quando vejo uma instituição que recebe o nome de Igreja se converter em fonte de lucro financeiro de pastores imperialistas, de pastores que estão edificando seus próprios impérios. É sempre bom lembrar que a Reforma Protestante no século XVI teve início exatamente com a denúncia acerca da venda da bênção ou da salvação! Como cristãos, não podemos nos conformar com aqueles que querem fazer da Palavra de Deus uma mercadoria (2Co 2.17)!!! Há muitas igrejas e pastores sérios, que anunciam o Evangelho de Cristo com amor e fidelidade. Não vamos nos conformar com este "falso evangelho" que está sendo pregado (Gl 1.8).
Eu não quero saber de Impérios pastorais. Eu prefiro o Reino de Deus. Eu não quero saber do falso “Evangelho das Organizações Tabajara”, mas sim do antigo Evangelho, o Evangelho de Cristo, o Evangelho da Bíblia, o Evangelho da cruz e da ressurreição de Jesus.
Eu tenho muita vergonha dos impérios pastorais, mas eles logo passarão. Minha alegria, meu consolo, é que os impérios estão com os dias contados, mas o Reino de Deus é eterno!

                A Deus toda a glória!

Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD1UbxowDwLtsZtm2iw2tVggdcRvy7270z2V9BNoYJYAUKAYofCcB7IcfsrZ-zI7z_JH-SLrGokKav9rITgmowDgyxJ-LCfeiIh7nY1zUagwgC9egvR6Ejg7yENlDqs1Qbx9qs92Nh7CVO/s1600/Pastores.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!