Nossos links

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Eles habitam as nuvens!


Nasceu no dia 18 de Julho de 1918 Rolihlahla Madiba Mandela. Aos 7 anos foi estudar em uma escola cristã, na qual os professores davam "nomes cristãos" aos alunos, passando a ser chamado de Nelson Mandela. Foi batizado aos 9 anos na Igreja Metodista.
Nelson Mandela lutou durante décadas contra a política racista na África do Sul, na qual a minoria branca dominava com braço de ferro sobre a maioria negra - o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948. Depois de cerca de 28 anos na prisão, foi libertado em 1989 e se tornou o primeiro presidente da África do Sul (de 10 de maio de 1994 – 14 de junho de 1999). Morreu no dia 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos.

Recentemente o mundo celebrou os 50 anos do famoso discurso de Martin Luther King Jr. em favor dos direitos civis nos EUA. Hoje o mundo se volta para Nelson Mandela. O que pouca gente lembra é que Martin Luther King Jr. era pastor batista e que Nelson Mandela era Metodista. Ambos foram agraciados com o prêmio Nobel da Paz.

Em 1999, Mandela, ainda presidente da África do Sul, disse o seguinte em um dos seus discursos:
“Durante todos os anos de opressão e discriminação, a religião deu ao povo incontável determinação e o compromisso para resistir à desumanidade. Muitos extraíram da religião a coragem para sobreviver à dor (...). Nós recordamos como os organismos religiosos foram responsáveis pela instrução dos milhões de africanos do sul quando o governo nos negou. Nós recordamos como durante nossos anos na prisão a nossa igreja e outras comunidades religiosas nos atenderam, trazendo o cuidado e o incentivo espirituais através dos capelães que nos visitaram; e importando-se com nossas famílias quando nós não podíamos assisti-las” (fonte: http://www.metodista.br/fateo/noticias/no-dia-internacional-nelson-mandela-homenagens-resistencia-e-esperanca ).

Hebreus 12.1-3 diz o seguinte:
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma".

Nelson Mandela e Martin Luther King Jr. habitam as nuvens, esta tão grande nuvem de testemunhas de Cristo, que os inspira. Que Nelson Mandela, Martin Luther King Jr. e, antes de tudo e principalmente, Jesus Cristo, continuem a inspirar homens e mulheres a lutar contra a opressão e a violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!