Nossos links

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Paradoxo de Epicuro e o Tapeceiro

A Epicuro, filósofo grego, é atribuído o seguinte paradoxo teológico:

"Ou Deus quer eliminar o mal do mundo mas não pode; ou pode, mas não quer eliminá-lo; ou não pode e nem quer; ou pode e quer. Se quer e não pode é impotente; se pode e não quer, não nos ama; se não quer e nem pode, não é o Deus bom, e ademais é impotente; se pode e quer - e isto é o mais seguro -, então de onde vem o mal real e por que ele não o elimina?"

A questão é escatológica: Deus quer eliminar o mal do mundo - portanto Ele é bom. Deus pode eliminar o mal do mundo - portanto Ele é onipotente. E Deus conhece o mal do mundo e todas as outras coisas - portanto Ele é onisciente. Mas se Ele conhece, quer e pode eliminar o mal do mundo, porque Ele não o fez? Porque ainda não chegou a hora, mas Ele vai fazê-lo.
Você poderia perguntar: Mas porque ainda não chegou a hora? Bom, Ele é onisciente e sabe todas as coisas; nós não! Ele tem propósitos com a história, mas no fim, Ele cumprirá todos os seus propósitos de paz e de bem. Aos exilados na Babilônia, que estavam em confusão e sofrimento, Deus envia uma palavra: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais" (Jeremias 29.11).

No fim, ou seja, na consumação de todas as coisas, tudo ficará claro, como na música do tapeceiro:

"Tapeceiro / Grande artista / Vai fazendo o seu trabalho / Incansável, paciente /No seu tear.
Tapeceiro / Não se engana / Sabe o fim desde o começo / Trança voltas, mil desvios / Sem perder o fio.
Minha vida é obra de tapeçaria / É tecida de cores alergres e vivas / Que fazem contraste no meio das cores / Nubladas e tristes.
Se você olha do avesso / Nem imagina o desfecho / No fim das contas / Tudo se explica / Tudo se encaixa / Tudo coopera pro meu bem.
Quando se vê pelo lado certo / Muda-se logo a expressão do rosto / Obra de arte pra honra e glória / Do Tapeceiro.
Quando se vê pelo lado certo / Todas as cores da minha vida / Dignificam a Jesus Cristo / O Tapeceiro" (Stênio Marcius ).



Mas está chegando o dia em que aquela antiga promessa se cumprirá:

"Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.  Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho" (Apocalipse 21.1-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!