Nossos links

sexta-feira, 18 de abril de 2014

As 7 palavras da cruz



A Páscoa é o coroamento da semana da Paixão, fundamento do Evangelho: “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Corintios 15.3-4).
Antes de morrer pelos nossos pecados e ressuscitar para a nossa salvação, Cristo, na cruz do Calvário, pronunciou sete palavras, ou frases, que expressam de maneira maravilhosa quem é Ele e qual a missão para a qual Deus Pai o enviou ao mundo (João 3.17). Vamos agora meditar sobre as sete palavras da cruz.


INTRODUÇÃO
                As autoridades religiosas tramaram contra Jesus, incitando a multidão a pedir a sua crucificação. A multidão clamou: “Crucifica-o, crucifica-o”. Pressionaram também Poncio Pilatos, que ao invés de agir de acordo com a justiça, cedeu a pressão das massas (opinião pública) – ver Mc 15.6-15. E alguns ainda dizem que “a voz do povo é a voz de Deus!”. Jesus foi, então, condenado injustamente a morte de criminosos, morte de cruz, morte maldita segundo a Lei de Deus (Deuteronômio 21.23). Paulo nos ensina que “Cristo nos remiu da maldição da Lei tornando-se maldição por nós”. (Gálatas 3.13).
                Ao contrário do que vemos em quadros ou esculturas, na época do Novo Testamento os crucificados eram presos nus no madeiro. Além de todo o sofrimento físico, havia a dor da vergonha, além da dor da opressão e da violência que ferem o coração. Jesus, na cruz, sofreu com toda a intensidade de todas as maneiras imagináveis.
                A cruz tem um duplo aspecto: humano e divino. No aspecto humano, foi a maior tragédia de injustiça que já aconteceu, pois o único ser humano que jamais pecou (Hebreus 4.15) foi condenado a morte de cruz. Nunca houve e nunca jamais haverá injustiça tão grande sobre a terra! A cruz é o testemunho claro de que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23). A cruz é um espetáculo horrendo da nossa injustiça e pecado! No aspecto divino, no entanto, a cruz revela o amor e a soberania de Deus. Deus é tão poderoso e tão maravilhoso que Ele é capaz de canalizar mesmo os atos de injustiça e maldade das pessoas para que os seus planos de paz, bem e salvação sejam realizados. Assim como o ser humano consegue canalizar o leito de um rio para que corra numa nova direção, a fim de que algum plano seja realizado, Deus canalizou o pecado e a maldade das pessoas contra o Seu Filho para que fosse comprido o seu desígnio de amor, misericórdia, graça e perdão! Sendo assim, no aspecto divino, a cruz é a maior manifestação de amor que já existiu, na qual “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8). É claro que Deus é bom, não se alegra com o mal e não pode ser responsabilizado pelo mal. No entanto, Ele é poderoso para canalizar o mal para que os seus desígnios de salvação sejam realizados.
                A cruz aponta para a Trindade:
"O Pai deixa o Filho imolar-se através do Espírito. O Pai é o amor, que crucifica; o Filho é o amor crucificado; o Espírito é a força invencível da cruz. A cruz está colocada no meio da Trindade" (1)

Feitas estas considerações iniciais, vamos agora meditar sobre as sete palavras que Jesus disse, pregado na cruz!


PRIMEIRA PALAVRA:
"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34).

                A primeira palavra é a palavra do perdão. Jesus clamou ao Pai por aqueles que fizeram o mal contra ele mesmo: as autoridades judaicas, que manipularam a multidão e pressionaram Poncio Pilatos para que o condenasse; as multidões, que num momento clamaram “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mateus 21.9), estavam clamando logo depois “Crucifica-o” (Marcos 15.14); os discípulos, que o abandonaram quando foi preso e, depois, o “seguiram de longe” (Lucas 23.49).
                A Páscoa nos lembra que Cristo veio para nos trazer perdão; por isso, devemos perdoar aqueles que nos fizeram mal. Enquanto não perdoamos, ficamos acorrentados com a pessoa que nos ofendeu. Quando perdoamos, somos libertados para cultivar uma nova relação, uma nova ligação: laços de amor, de comunhão!
Páscoa é perdão!


SEGUNDA PALAVRA:
"Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23.43).

                Curiosamente estas palavras foram ditas a um “malfeitor” crucificado. As palavras deste malfeitor arrependido são impressionantes: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23.42). Nesta simples frase o malfeitor expressa uma profunda fé em Jesus. Vejamos:
a) “lembra-te de mim”. Ele confiou em Jesus, em sua misericórdia, em sua missão de salvador.
b) “quando vieres”. Jesus estava crucificado e haveria de morrer em poucos instantes! E o malfeitor creu que Jesus haveria de vir novamente! É uma afirmação impressionante de que Jesus haveria de ressuscitar e voltaria para o seu povo!
c) “no teu reino”. Jesus é o Cristo, o Messias, ou seja, o rei prometido da descendência de Davi (Mateus 1.1), que haveria de trazer salvação para Israel. O malfeitor expressa, portanto, a fé de que Jesus é o Messias prometido para trazer salvação; é o Salvador!
                A este malfeitor, que demonstra arrependimento e fé em Jesus Cristo, que confia a Cristo a sua vida, Jesus diz estas palavras tão lindas e tão benditas: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.43). É salvação pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus! (Efésios 2.8-10).
                A Páscoa nos lembra que Jesus não veio condenar o pecador, mas trazer perdão, nova vida, enfim, salvação! “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3.17). A Páscoa é tempo de esperança para o pecador que se arrepende dos seus pecados e se entrega ao único Senhor e Salvador, Jesus Cristo!
Páscoa é boa nova aos quebrados e arrependidos!


TERCEIRA PALAVRA:
"Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa" (João 19.26-27).

                Diante de tanta dor e sofrimento, Jesus continuou cuidando das pessoas! Se importou com a sua mãe, Maria, que era viúva e não tinha na época condições de viver dignamente sozinha. Vivemos uma sociedade que incentiva o egoísmo, o consumismo, o hedonismo. Precisamos aprender com Jesus a olhar para o próximo, mesmo nos momentos em que nós mesmos estamos sofrendo. Sofrimento não é desculpa para parar de amar e de agir em favor do outro! Precisamos aprender com Jesus a olhar para a família, que tem sido tão atacada pela violência e pela infidelidade dentro da própria família!
                A Páscoa nos lembra que é tempo de amar, de ajudarmos uns aos outros, mesmo em meio a dor e ao sofrimento próprio. É tempo de ajudar inclusive quem não tem mais condição de nos ajudar no nosso sofrimento! É tempo graça! É tempo de misericórda! É tempo de amor!
Páscoa é tempo de solidariedade!
             

QUARTA PALAVRA:
"Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46 e Marcos 15.34).

                Alguns ficam escandalizados quando ouvem estas palavras de Jesus. Mas estas palavras são maravilhosas! Elas expressam, ao mesmo tempo, a dor e a esperança de Jesus! Expressam a dor porque, na cruz, Jesus tomou sobre si toda forma de sofrimento humano, inclusive o sentimento de ser abandonado por Deus. Quantas vezes clamamos e parece que Deus não ouve a nossa oração? No entanto, estas palavras expressam também a confiança de Jesus no Pai, pois são uma citação de um salmo muito interessante da Bíblia, o Salmo 22, que diz o seguinte:
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?  Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego.  Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel. Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste.  A ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos” (Salmo 22.1-5).
Já nos primeiros versos, fica claro que o salmista está passando por um momento muito difícil da vida, em que “parece” que Deus não está ouvindo a oração. No entanto, o salmista deixa claro que Deus é Rei, é Santo, e é digno de confiança, pois salvou o seu povo no passado e certamente não mudou! Isso fica ainda mais claro no decorrer do salmo até o seu fim, no qual o salmista declara a sua confiança no Senhor. O Salmo termina falando do reinado de Deus sobre as gerações que virão!
                A Páscoa é tempo de lembrar que, apesar de toda a dor e sofrimento que possamos passar, apesar dos momentos em que “parece” que Deus está distante e não nos ouve e nem age, cremos que Deus está presente e continua agindo em nosso favor, assim como aconteceu com o povo de Deus no passado.
A Páscoa é tempo de esperança, mesmo em meio a dor e ao sofrimento; é tempo da solidariedade de Deus em meio ao nosso sofrimento!


QUINTA PALAVRA:
"Tenho sede". (João 19.28)

                Quando eu era garoto eu gostava muito de uma música que dizia o seguinte: “Você tem sede de que? Você tem fome de que?” (“Comida”, de Arnaldo Antunes/Sérgio Brito/Marcelo Fromer).
                Jesus disse o seguinte a mulher samaritana: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4.13-14). Jesus, a água da vida, aquele que é poderoso para saciar a nossa sede, padeceu necessidade por amor de nós. Nós não fomos capazes de saciar a sua sede, mas Ele é poderoso para saciar a nossa sede. Ele sofreu sede por nós, para que pudéssemos ser saciados, assim como provou por nós a morte, para que pudéssemos viver a sua vida.
                Páscoa não é chocolate, não é coelho, não é presente. A Páscoa não é carro, não é casa nova, não é iate, não é TV, notebook, ipad... O mercado procura nos iludir com o seu show de marketing,  prometendo mas não entregando saciedade. Só na graça de Deus encontramos verdadeira satisfação, verdadeira saciedade. É só em Cristo que podemos matar a nossa fome e matar a nossa sede.
A Páscoa é tempo de refletir sobre a ilusão do consumismo, pois somente em Cristo podemos saciar a nossa fome e a nossa sede no coração! 


SEXTA PALAVRA:
"Está consumado!" (João 19.30)

                A salvação é uma obra de Deus, uma realização divina, e não humana. Na cruz Jesus foi, ao mesmo tempo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e o sumo sacerdote da nossa confissão, que entrega o cordeiro em sacrifício. Jesus realizou um único e suficiente sacrifício pelo pecado, não pelo derramamento do sangue de touros e bodes, mas pelo derramamento do próprio sangue. E, na cruz, Jesus afirma: “está consumado”. Na cruz Jesus consumou o sacrifício de justiça pelos nossos pecados. Ora, “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés”(Hb 10.12-13).
A Páscoa é tempo de segurança na graça de Deus, pois o sacrifício pelos pecados, único e suficiente, já foi realizado por Cristo.


SÉTIMA PALAVRA:
"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!". (Lucas 23.46)
             
                A última palavra de Cristo na cruz é uma palavra de fé, de entrega, de confiança. O Filho de Deus confiou no Pai, e se fez homem segundo a Sua Vontade. Então “o Verbo se fez carne e habitou entre nós...”. Jesus, durante toda a sua vida, apesar de todas as lutas, sofrimentos e perseguições, se manteve fiel ao Pai, mesmo em face da própria morte. Assim, do início ao fim, Jesus nos dá um exemplo de fé, de confiança em Deus Pai.
               A segurança de Cristo diante da morte deve ser também a nossa própria segurança, pois “Cristo é as primícias dos que dormem”, o que significa que depois dele muitos outros ressuscitarão dentre os mortos. Quem dará a última palavra sobre o povo de Deus não é a morte, mas é o próprio Deus! Sendo Deus digno de nossa fé, de nossa entrega, de nossa esperança, nossa atitude diante de todas as coisas, inclusive da morte, será de entrega a Deus!
 A Páscoa é tempo de lembrar que Deus é digno da nossa confiança e que devemos confiar em Deus.
_______________________________________________________________________________
(1) MOLTMANN, Jürgen. Trindade e Reino de Deus. São Paulo: Loyola, p. 95. 


Se você gostou deste post, provavelmente vai gostar também de:

http://marcio-marques.blogspot.com.br/2016/03/semana-santa-marcos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!