Nossos links

sábado, 5 de abril de 2014

A Estrutura do Pentateuco aponta para o Messias



Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de vários nomes: Torá ("instrução"/"lei"), Lei de Moisés, Pentateuco (ou cinco rolos/livros), etc.
No hebraico, os nomes dos livros do Pentateuco são diferentes dos nomes em português:

Nome em Português             Nome Hebraico           Significado do nome hebraico
Gênesis                                      "Bereshit"                     "No Princípio"
Êxodo                                        "Shemot"                      "Nomes"
Levítico                                     "Vaiicrá"                       "Ele Chama"
Números                                   "Bemidbar"                  "No Deserto"
Deuteronômio                             "Devarim"                    "Palavras"

O Pentateuco narra a Criação, a Queda, ou origem do pecado humano, o Dilúvio e Babel (Gn 1-11).
A partir de Gênesis 12 até o final do livro, a narrativa trata dos Patriarcas (Abraão, Isaque, Jacó, José e seus onze irmãos).
De Êxodo ao Deuteronômio, temos o Êxodo e a peregrinação no deserto, até a morte de Moisés, as portas da terra prometida.

Assim,

Gênesis 1-11 (Criação, Queda, Dilúvio, Babel);
Gênesis 12-50 (Patriarcas);
Êxodo a Deuteronômio (Êxodo e peregrinação no deserto).

Do ponto de vista dos temas e dos lugares descritos nas narrativas, temos o seguinte esquema:

A  Gênesis                   Criação e promessa da terra
B  Êxodo                   Do Egito pelo deserto ao Sinai
C  Levítico                  NO SINAI
B  Números                  Do Sinai pelo deserto a Moab (à divisa da terra prometida)
A Deuteronômio          Instruções para a vida na terra da promessa

Fica claro que o centro da estrutura acima aponta para o Levítico, conforme abaixo (1):


Vamos aprofundar um pouco mais a estrutura (1):














Em outras palavras, Gênesis se liga ao Deuteronômio sob o tema da terra da promessa: em Gênesis a terra é criada e prometida aos patriarcas e em Deuteronômio a descendência dos patriarcas recebe instruções para a vida na terra da promessa. 
Êxodo se liga a Números, tanto pela natureza majoritariamente narrativa dos textos, quanto pelos temas que estruturam ambos os livros da mesma maneira, inclusive em relação as ameaças, além das seis notícias de partida em cada livro. 
Levítico, o livro central, também tem um centro, definido a partir das extremidades do texto: Sacrifícios (1-7; 23.26-27); Sacerdotes (8-10;21-22); Leis sobre o cotidiano (11-15; 18-20), chegando ao centro do livro, ou seja, a Reconciliação do Yom Kippur (dia do perdão), no qual eram feitos os sacrifícios expiatórios. De forma surpreendente, no centro do Pentateuco está o sacrifício expiatório do dia do perdão! Por isso o profeta Jeremias vai afirmar que a Aliança entre o SENHOR e Israel foi quebrada por Israel, que não foi fiel em sua história, se desviando da ética da lei e da adoração exclusiva do SENHOR no Culto. Por isso, Jeremias vai afirmar uma NOVA ALIANÇA do SENHOR, em que o PERDÃO DOS PECADOS está no CENTRO da ALIANÇA:

"O Senhor Deus diz:
— Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: “Procure conhecer a Deus, o Senhor.” Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais importantes como as mais humildes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades. Eu, o Senhor, estou falando" (Jr 31.31-34 - NTLH - grifo acrescentado).

Conforme ensina Hebreus:

"Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, guardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:  Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.  Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.  Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.  Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hebreus 10.11-25).

Concluindo, a Lei de Moisés, o conjunto mais antigo e de maior autoridade no Antigo Testamento (ver Mt 22.34-40), a  partir do qual todo o restante do Antigo Testamento (ou Bíblia Hebraica) está fundamentado, tem como centro o dia da expiação (Lv 16-17). E o dia da expiação, conforme ensina o livro de Hebreus no Novo Testamento, aponta para o sacrifício único e suficiente de Cristo pelos nossos pecados.
Assim como os Evangelhos se concentram e encontram o seu clímax na Semana  da Paixão, centrada na Cruz e na Ressurreição de Jesus (em que Cristo faz expiação pelos nossos pecados), assim como o Novo Testamento aponta para a cruz e para ressurreição de Jesus Cristo, o Pentateuco também aponta para o Dia da Expiação e, assim, dá testemunho de Cristo.
A estrutura do Pentateuco aponta para o Messias, Jesus Cristo!
______________________________________________________________________________
(1) Fonte das tabelas: Erich ZENGER (org.). Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Loyla, 2003.

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!