Nossos links

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

As Árvores e o Machado - uma fábula de Esopo

Tenho dois filhos, a Letícia, de 6 anos, e o Miguel, de 3. Antes de dormir, costumo contar histórias e orar com eles. Gosto de contar histórias que ensinam valores e princípios cristãos, estejam estas histórias na Bíblia ou não. Nas férias comprei um livro de fábulas, belamente ilustrado, chamado "Fábulas de Esopo". Na verdade, eu já tinha um livro das fábulas do sábio grego, mas comprei a edição ilustrada para contar as histórias para as crianças e mostrar algumas cenas - que ajudam a entender as histórias. Cada história tem um título, a narrativa e uma conclusão (uma "moral da história"). Hoje, eu gostaria de compartilhar uma destas histórias com vocês.

AS ÁRVORES E O MACHADO
Um lenhador foi até a floresta pedir às árvores que lhe dessem um cabo para seu machado. As árvores acharam que não custava nada atender ao pedido do lenhador e na mesma hora resolveram fazer o que ele queria. Ficou decidido que o freixo, que era uma árvore comum e modesta, daria o que era necessário. Mas, assim que recebeu o que tinha pedido, o lenhador começou a atacar com seu machado tudo o que encontrava pela frente na floresta, derrubando as mais belas árvores. O carvalho, que só se deu conta da tragédia quando já era tarde demai para fazer alguma coisa, cochicou para o cedro:
- Foi um erro atender ao primeiro pedido que ele fez. Por que fomos sacrificar nosso humilde vizinho? Se não tivéssemos feito isso, quem sabe ainda viveríamos muitos e muitos anos!
Moral: Quem trai os amigos pode estar cavando a própria cova.

A moral da história lembra até o Salmo 37:
"Os maus puxam da espada e curvam os seus arcos para matar os pobres e os necessitados e para assassinarem os que são honestos. Mas os maus serão mortos pelas suas próprias espadas, e os seus arcos serão quebrados" (Salmo 37.14-15 - NTLH).

Um comentário:

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!