Nossos links

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Lentilha faz bem para a saúde?


Algumas pessoas tem o costume de comer lentilha no início do novo ano: alguns porque pensam fazer bem à saúde, alguns porque pensam que trará prosperidade financeira. Mas, afinal, lentilha faz bem para a saúde e traz prosperidade financeira, como acreditam alguns? Depende de como a comemos.
Como algumas pessoas gostam de começar o ano comendo lentilhas, gostaria de compartilhar com vocês a história de dois pratos de lentilhas bem diferentes. O primeiro teve uma ótima digestão. O segundo, uma indigestão crônica que durou muitos anos!

O primeiro prato de lentilhas foi comido pelo filósofo Diógenes de Sínope:
Estava Diógenes  jantando seu costumeiro prato de lentilhas, quando Arístipos  se aproximou. Arístipos, de Cirene, era também  filósofo, adepto do prazer como único bem absoluto  na vida. Para poder levar uma vida confortável, vivia sempre bajulando o Rei.
Disse, então, Arístipos a Diógenes:
- Se aprendesses a bajular o Rei, não precisarias  reduzir tua alimentação a um prato de  lentilhas.
Por sua vez, Diógenes  retrucou:
- E tu, se tivesses aprendido a te satisfazeres sempre com um prato de lentilhas, não precisarias passar tua vida bajulando o Rei.

O segundo prato de lentilhas está narrado na Bíblia e foi comido por Esaú, filho de Jacó:
"Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó. Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura" (Gênesis 25.28-34).

Afinal, lentilha faz bem para a saúde?
Depende.
Diógenes de Sínope ensina que pode fazer bem, desde que seja comida com três Hs: Humildade, Honestidade e Honra.
Esaú, filho de Jacó, ensina que lentilha pode fazer muito mal, quando reduzimos a vida ao "aqui e agora" e desprezamos valores mais elevados.

Qual é o prato de lentilhas que você pretende comer?



Fonte das histórias:
Sobre o prato de lentilha de Diógenes de Sínope: http://www.oocities.org/athens/4539/diogenes.html

Sobre o prato de lentilhas de Esaú: Gênesis 25.28-34

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!