Nossos links

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Por que os teólogos não param de fazer teologia?



Por que os teólogos não param de fazer teologia? Se a fé cristã é verdadeira, por que os cristãos continuam a refletir sobre a doutrina, de geração em geração? Quando esta tarefa vai acabar?

Deus não cabe numa doutrina. Deus não cabe numa caixa. Deus não cabe num sistema fechado de teologia. No entanto, a Palavra de Deus nos diz o seguinte: `santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós` (1Pe 3.15). Deus é tão grande que não cabe nem mesmo na Bíblia! (Jo 21.25). Nem mesmo a Bíblia esgota a Deus. A Bíblia não nos diz tudo o que se pode saber sobre Deus, mas aquilo que precisamos conhecer sobre Deus.

Nós devemos estar preparados para dar a razão da nossa fé, expressando a mensagem do Evangelho numa linguagem em que as pessoas possam compreender. A Palavra de Deus não muda, mas a cultura, os valores, a linguagem, enfim, as pessoas mudam. Por isso, devemos sempre refletir sobre a Palavra de Deus em novos contextos, para desfrutar do seu conhecimento e poder anunciá-la.

As doutrinas que refletem a revelação que Deus faz de si mesmo são boas, necessárias e saudáveis. Enquanto vemos em parte (1Co 13.8-12) vamos continuar fazendo teologia, cantando teologia, respirando teologia, até Aquele Dia, em que Deus será tudo em todos (1Co 15.20-28).

Os teólogos continuam fazendo teologia pelo mesmo motivo que os poetas e cantores continuam falando e cantando sobre o amor: ele é inesgotável, sempre novo, surpreendente, arrebatador! Os teólogos continuam fazendo teologia porque Deus é amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!