Nossos links

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O Evangelho muda as relações de Poder (Meditação em Mc 10.35-45)


De acordo com a Bíblia, o Evangelho não é apenas a doutrina inicial que os cristãos devem crer. O Evangelho não é apenas o “ABC”, mas é o “A à Z” da vida cristã. Tudo na vida deve ser regido pelo Evangelho, inclusive as RELAÇÕES DE PODER. Mas como é o poder à luz do Evangelho? Vamos refletir sobre o tema a partir de do texto bíblico de Mc 10.35-45, que nos ajuda a discernir o padrão de Jesus (Evangelho), o padrão da religião legalista, bem como nos ajuda a entender o padrão do secularismo.
1) A RELIGIÃO: PODER COMO DOMÍNIO. Os discípulos eram todos judeus que conviviam há séculos com o poder, mas infelizmente não aprenderam algumas lições da Palavra de Deus. No jardim Deus criou homem e mulher como livres e iguais entre si: este é o padrão de Deus. No entanto, o pecado trouxe uma desarmonia nas relações de poder, pois a partir do pecado, o macho domina sobre a fêmea, o rico sobre o pobre, o forte sobre o fraco.... Este não é o padrão da criação, mas é o padrão da queda. Com Caim e Abel, tem início o domínio do mais forte sobre o mais fraco, levando, inclusive, à morte! No mundo antigo, a religião tinha como função legitimar o poder de quem governava. Na Bíblia, Deus sempre instruiu o seu povo a um novo padrão de relação de poder, como podemos ver na Confederação das Tribos (período dos juízes), mas a monarquia abandonou este projeto de Deus para um outro, no qual o abuso do poder foi frequente, como podemos ver nas denúncias dos profetas. O profetismo sempre denunciou o poder quando se converte em fonte de dominação e violência! Hoje em dia, tem inclusive políticos ditos evangélicos que estão procurando dar legitimidade a este ou aquele programa político de dominação. O único projeto de poder que não é de dominação é o Reino de Deus! Tiago e João queriam domínio, mandar nos outros, e isso no contexto do Reino de Deus! Não entenderam o Reino de Deus!
2) O SECULARISMO: PODER COMO DEMOCRACIA. Democracia significa “poder do povo”. Pelé disse certa vez: “A voz do povo é a voz de Deus”. A Bíblia não concorda. Segundo a Bíblia, o povo gritou: “Crucifica-o, crucifica-o!”. Todos pecaram e foram corrompidos pelo pecado. O mesmo povo que clama por justiça é o povo que pratica injustiça. Wiston Churchill, estadista e escritor britânico, disse certa vez: “A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que tem sido tentadas de tempos em tempos”. A democracia é a “menos pior” das formas de poder deste mundo, mas tanto ela quanto todas as demais formas foram corrompidas pelo pecado humano. Na democracia há relações de poder de pessoas corruptas, com interesses egoístas e ideologias destruidoras. Se o povo é o critério de todas as coisas, o que fazer quando o próprio povo é corrupto e pratica a exploração do semelhante em todos os níveis (econômico, social, religioso)?
3) O EVANGELHO: PODER COMO SERVIÇO. Jesus inverte as relações de poder. O padrão de poder de Jesus é o padrão de poder do Evangelho: não DOMÍNIO, mas SERVIÇO. No Reino de Deus, o verdadeiro poder não é o DOMÍNIO, mas o SERVIÇO. E onde encontramos este padrão? Em Jesus, no Evangelho: “o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45). O Filho de Deus, mediante quem tudo o que existe foi criado, se fez homem e veio ao mundo, não como rico, não como rei, não como dominador, mas como pobre, servo, marginalizado. Ele veio para amar, para servir. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e se nós somos seus discípulos, vamos seguir o caminho do mestre: no Reino, o amor é o verdadeiro poder; por isso, poder é serviço. O caminho de Jesus é tirar o ego do trono da nossa vida e entronizar o único que é Rei, que sendo Rei, se fez servo de todos! Discípulo de Jesus não procura poder e glória para si, mas para Deus – e por isso toma a sua cruz. O Evangelho é poder como serviço para a glória de Deus!
Como discípulos de Jesus, todas as áreas da nossa vida dizem respeito à nossa espiritualidade, e por isso tudo na nossa vida deve revelar a relação de poder do Evangelho: PODER É SERVIÇO, para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!