Nossos links

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Quem não é limpo pelo Rei não tem parte com Ele (Meditação em Jo 13.1-20)


Jesus lava os pés dos discípulos. Mas o que isso significa?
Jesus é o Rei dos reis, o Filho de Deus, o Senhor de toda a criação. Mas ele veio ao mundo, e apesar de ser o Filho de Deus, por meio de quem tudo o que existe foi criado, Ele se fez homem. E Ele se fez homem para nos salvar de uma vida sem presença de Deus, sem perdão de Deus, sem poder de Deus. No “lava-pés”, Jesus veste os trajes de um escravo/servo (v. 4), e assume a atitude de um escravo: lava os pés dos discípulos! Jesus queria nos ensinar algumas coisas muito importantes:
1) Quem não é limpo por Ele não tem parte com Ele (v. 8). Jesus não é apenas um mestre, mas é “o” Salvador. Quando alguém está se afogando, não adianta jogar um manual de natação. Do mesmo modo, de nada adianta tentar ensinar alguém a nadar antes que o salvemos do afogamento. Jesus primeiro nos salva do afogamento, e só depois nos ensina a nadar. Ele é mais que um mestre: é um salvador. E ele nos salva nos lavando dos nossos pecados, através da sua morte na cruz e da sua ressurreição! Não adiante tentar imitar as atitudes de Jesus se não estamos purificados. O instrumento do médico só serve depois de esterilizado. O talher é útil se estiver limpo. Só podemos servir após recebermos o serviço do mestre, nos purificando! Quem não aceita ser lavado por Ele, que não crê na salvação que Ele realiza na cruz e na ressurreição, não tem parte com Ele! Só tem parte com Jesus quem é limpo por Jesus!
2) Antes de imitá-lo, precisamos aceitar o seu serviço! É necessária muita humildade para servir ao outro, mas também é necessária humildade para ser servido, pois reconhecemos a nossa fraqueza e a nossa necessidade. Antes de servir a Cristo precisamos entender que precisamos que Ele faça algo fundamental por nós: nos limpar. É necessária humildade para servir, mas igualmente é necessária humildade para ser servido. Primeiro, precisamos de purificação, de salvação, de graça de Deus. É só depois que aceitamos (cremos) aquilo que Jesus fez por nós que estamos capacitados, pela sua graça, a servi-lo. Se você não se humilhar e reconhecer que precisa ser servido por Ele, não será capaz de servi-lo! Só se torna seu discípulo quem recebe com humildade o serviço do Rei na cruz e na ressurreição!
3) Uma vez servidos pelo Rei, servimos ao Rei servindo aos outros (vv. 15,20). O Rei nos serviu. O Rei vestiu trajes de servo para servir aqueles que eram menores do que Ele. Se o nosso Rei fez assim, uma vez limpos por Ele, devemos imitar as suas obras. Jesus nos chama à purificação, através da cruz e da ressurreição, e nos chama a, uma vez purificados, andarmos segundo o seu exemplo de serviço, amando a todos, inclusive aos nossos inimigos. Uma vez purificados, nos tornamos servos de Deus, tendo como exemplo maior o nosso Rei e Salvador Jesus Cristo. Servos de Deus são chamados a servir aos outros, assim como Deus, em Cristo, nos serviu nos limpando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!