Nossos links

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O Sonho da Casa Própria - que não cai (Meditação em Mateus 7.24-27)



O Sermão do Monte (capítulos 5 a 7 do Evangelho segundo Mateus) reúne a essência do ensino de Jesus sobre a nova vida no Reino de Deus. É a apresentação da ética do Reino de Deus, a maneira como Jesus viveu e chama os seus discípulos a viver. A nossa cultura, nosso sistema econômico, a mídia, a opinião dos amigos (=mundo), nossos sentimentos e desejos (=carne), enfim, tudo nos pressiona a viver diferente do ensino de Jesus. Seguir a Jesus é andar na contramão.
Jesus nos ensina a fazer as coisas sem buscar a própria glória (inclusive orar, jejuar e ajudar o próximo), para buscar a glória de Deus; Jesus nos ensina a amar os inimigos (fazer o bem, ajudar), a não se vingar, a dar a outra face, a caminhar a segunda milha, a perdoar incondicionalmente, a se importar mais com o Reino de Deus que com as coisas passageiras desta vida, a não julgar os outros, a vencer o mal pela prática do bem, enfim, Jesus nos convida à um caminho apertado, difícil de se caminhar. É muito fácil viver contra o Evangelho e, mesmo assim, ser evangélico, frequentar igreja, continuar vivendo no ódio, no ressentimento, na indiferença. Em Mt 7.24-27 Jesus ensina ainda algo surpreendente: é esta vida diferente, é esta vida no Espírito, cheia da graça de Deus, é esta vida de cruz, de consagração a Deus, enfim, é esta vida firmada em Cristo a única que pode nos sustentar, nos edificar, nos fazer suportar todo tipo de adversidade. Sim, pois em breve, quando encontrarmos o último inimigo, a morte, apenas aqueles que estiverem em Cristo vão continuar.
Todo este maravilhoso, lindo e duro discurso de Jesus se encerra no nosso texto, Mt 7.24-27, em que Jesus nos ensina o seguinte:
1) Devemos ouvir a tudo o que Jesus ensinou
Hoje as pessoas tem como que coceira no ouvido: só querem ouvir aquilo que é agradável, que dá friozinho na barriga, que emociona. O Evangelho é maravilhoso, pois revela o amor tão maravilhoso de Deus. Por outro lado, o Evangelho também é duro, pois revela quem nós somos e as exigências de Deus em relação a nós. O Evangelho não é “caixinha de promessa” ou “mensagem de auto-ajuda”. Ele é a revelação de quem é Deus, de quem somos, e do único caminho de reconciliação com Deus: a Cruz e a Ressurreição de Jesus Cristo.
2) Devemos praticar a tudo o que Jesus ensinou
Somos bons em responder perguntas. Às vezes ouvimos coisas do tipo: “Ah, mas isso é muito fácil. Eu queria ouvir coisas mais profundas sobre a Bíblia”. Às vezes, corremos o risco de ser como o Herodes, que ouvia a João Batista com mente aberta, mas jamais reteve a mensagem do Reino de Deus pregada pelo profeta (Mc 6.20). Devemos praticar o que ouvimos da Palavra de Deus. O Evangelho da Cruz e da Ressurreição não é teoria, mas NOTÍCIA daquilo que Deus fez para se reconciliar conosco, pela sua graça. Por isso, devemos crer no Evangelho, viver o Evangelho, e não ter apenas precisão doutrinária sobre ele.
3) Qual a diferença de quem ouve e de quem ouve a pratica?
Quem ouve a Palavra de Deus e a não a pratica é semelhante a alguém que edificou a sua casa em terreno instável, sem o devido alicerce. Quem ouve a Palavra de Deus e pratica é semelhante a alguém investiu em alicerces firmes. Ou seja, é a PRÁTICA da Palavra de Deus, e não a mera audição, que nos dá alicerces firmes! Se alguém não conhece a Bíblia e pratica algum princípio dela na vida, vai colher seus frutos desta prática. Se alguém conhece a Bíblia e não pratica algum princípio, não vai colher seus frutos. No dia da tribulação, da adversidade, dos ventos contrários, só a casa de quem ama a Deus e pratica a sua Palavra é que ficará de pé, pela graça de Deus. Todos querem a casa própria. Mas só permanece de pé a casa de quem edifica a casa sobre a Rocha. Que a sua vida esteja edificada na verdade do Amor de Deus, revelado no Evangelho de Jesus Cristo, manifestado na Cruz e na Ressurreição de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!