Nossos links

quarta-feira, 23 de maio de 2018

De Jerusalém sairá a lei que atrairá as nações ao SENHOR da Paz (Meditação em Is 2.2-5)

Em Babel, a língua dos homens foi confundida, e as pessoas se espalharam de Babel para as várias nações, com suas muitas línguas e seus vários costumes e leis. A arrogância humana levou à divisão e à distância dos povos. Isaías afirma que Babel chegará ao fim, em outra cidade: Jerusalém. Esta cidade será elevada e se tornará o centro de encontro, para a qual as nações subirão (vv. 2-3c), será o ponto de partida da verdadeira Torá (instrução) de Deus (vv. 3dg), e nela o Rei exercerá a sua função de Juiz das nações, trazendo a paz ao transformar espadas em arados e lanças em podadeiras (v. 4). Esta palavra se realiza em outro capítulo da Bíblia: At 2, o Pentecostes!

1) Jerusalém é a partida: Nos últimos dias, a Lei de Deus partirá dela. Torá significa lei, instrução, ensino. Isaías profetizou no século  VIII a.C., séculos depois que o SENHOR entregara a Lei aos hebreus. Mas, se a Lei de Moisés já fora dada, por que Isaías afirma que “de Sião SAIRÁ a lei, e a palavra do SENHOR de Jerusalém”? (v. 3). Qual será a razão da exaltação de Jerusalém “nos últimos dias”? O tema da Jerusalém elevada entre as nações, da Lei que sairá dela, da Palavra do Senhor que partirá de Jerusalém, está relacionado ao capítulo 2 de Atos dos Apóstolos: Jesus ressuscitado, o novo templo, ordena a seus discípulos que permaneçam em Jerusalém até que sejam revestido de poder, através do dom do Espírito Santo. O EVANGELHO é a LEI que sairá de Jerusalém. É o Deus encarnado que morreu na Cruz pelos nossos pecados, ressuscitou para a nossa salvação, e enviou o seu Espírito Santo. E o Espírito Santo que veio habitar nos discípulos testemunha de Jesus Cristo e do Evangelho. Não há avivamento sem a Lei de Deus que parte de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado e ressuscitado e pregado pelos discípulos após o Pentecostes. Não há avivamento sem a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo.

2) Jerusalém é a chegada: As nações subirão à Jerusalém para aprender a verdadeira Torá. Por isso, os povos subirão à Jerusalém, e se converterão ao Deus de Jacó, através do Evangelho de Jesus Cristo. Não apenas Israel, mas todas as nações. Em At 1.8, Jesus afirma: “E recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra”. Quando os discípulos recebem o Espírito Santo, a primeira coisa que eles fazem é SAIR e PREGAR O EVANGELHO aos judeus espalhados entre as nações, que foram à Jerusalém para adorar na Festa do Pentecostes. E Jesus já havia deixado claro que Jerusalém era só o início: o Evangelho alcançaria “os confins da terra” (At 1.8). O Espírito Santo nos leva a PREGAR a Palavra de Deus a todas as nações! Não há avivamento sem pregação do Evangelho.

3) O Juíz da Paz, crucificado e ressuscitado, julgará as nações para trazer a paz. Isaías fala de alguém (“Ele” – v. 4), que julgará (portanto, é Juiz – função dos reis no Antigo Testamento). Ele vem trazer a paz, ao converter espadas em arados (não veio para trazer violência, mas para matar a nossa fome). A luz que brilha é a Sua luz. “Ele” é o próprio SENHOR (v. 5). Jesus veio para renovar toda a criação, a partir do seu povo, dos seus discípulos. O Rei e Juiz veio para endireitar nossos caminhos, para que deixemos a guerra e o mal e nos convertamos à paz e ao bem. Jesus Cristo é o Emanuel, o Deus conosco! A sua presença traz conversão a Deus, pois Ele veio para nos reconciliar com Deus. Não há avivamento sem a presença de Jesus, sem a presença do Espírito, que traz renovação de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!