Nossos links

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Você tem fome de quê? - ou "Creia no Pão da Vida e Farás as Obras de Deus" (Meditação em Jo 6.22-40)


CONTEXTO: Após o milagre da partilha, em que Jesus multiplicou os pães e os peixes (vv. 1-15), Jesus se retira se retira para o monte e seus discípulos descem para o Mar da Galiléia (vv. 15-16). Jesus se encontra com seus discípulos andando sobre as águas (vv. 16-21) e chega à outra margem. As multidões vão atrás de Jesus (vv. 22-24) e o encontram. Jesus estabelece, então, um diálogo com aquela multidão de judeus.
1) VOCÊS ME PROCURAM POR INTERESSES EGOÍSTAS (vv. 25-27). Não há nada de errado em querer matar a fome. Não há nada de errado em desejar ser curado. Não há nada de errado em querer algo bom (emprego, casa, família, etc.). O problema é procurar a Deus APENAS POR CAUSA dessas coisas, ou mesmo EM PRIMEIRO LUGAR por causa dessas coisas. Fomos criados por Deus e para Deus, para a glória de Deus. Jesus morreu e ressuscitou por nós não para que continuemos a viver de maneira egoísta, mas para que possamos viver para Ele! (2Co 5.15). Devemos viver (trabalhar) não apenas para as coisas desta vida, não apenas para a comida que perece, mas pela verdadeira comida que é para a VIDA ETERNA.
2) COMO FAZER PARA REALIZAR AS OBRAS DE DEUS? (vv. 28-29). Se não devemos trabalhar apenas para o "aqui e agora" (“pão desta vida”), devemos trabalhar para aquilo que é Eterno. Mas, afinal, como fazer para realizar as obras que Deus deseja que façamos? Como fazer a vontade de Deus? Jesus responde com clareza: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (v. 29). Jesus afirma que “somente a fé” nEle é suficiente! Se é assim, por que tanta gente vive uma vida sem esperança, sem amor, sem boas obras, fruto? A resposta é simples: Precisam crescer na FÉ EM CRISTO! NÃO É APENAS ACREDITAR em JESUS, mas sim CONFIAR NELE de TODO O CORAÇÃO. É agir por AMOR E GRATIDÃO! A fé em Cristo liberta e traz renovação. Cresça em conhecer e experimentar aquilo que Deus fez, está fazendo e fará em tua vida através de Jesus, e as obras de Deus vão fluir em sua vida. Não são as obras que te conduzem a Jesus, mas é a fé e a confiança em Jesus e no amor dEle por ti que vão te conduzir às obras de Deus. As obras de Deus em nós são fruto da GRAÇA, mediante a FÉ em JESUS. Creia em Jesus, e as obras de Deus serão feitas na tua vida, para a glória de Deus!
3) JESUS, O PÃO DA VIDA, NOS SACIA E DÁ VIDA ETERNA (vv. 30-40). Você tem sede de que? Você tem fome de que? O que você precisa para ser feliz? O que você precisa para ser SACIADO? Os judeus viram sinais e não estavam satisfeitos: queriam mais sinais! Nunca está bom o suficiente! Eles queriam mais pão, queriam o Maná, o pão do céu (vv. 30-34). Mas Jesus afirma que ele mesmo é o PÃO DO CÉU, que mata a fome e a sede, que SACIA COMPLETAMENTE! Mas os judeus, que liam a bíblia, oravam e acreditavam em Deus, não criam de verdade em Jesus! Sem Jesus, o mundo inteiro não é capaz de matar a fome, de saciar a sede, de trazer satisfação. Crer em Jesus nos traz satisfação, nos traz convicção do nosso valor, de que Deus nos ama, perdoa, e tem reservado o melhor para nós. Deus abençoa hoje, mas tem a VIDA ETERNA reservada para nós. Em Cristo somos saciados no mais profundo do coração. Ele te convida hoje a se entregar completamente à Ele, a confiar nEle, a se satisfazer nEle! Só Ele pode salvar a tua vida – neste mundo e no porvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia nossos posts!

Leia nossos posts!